Pelo menos R$ 50 mil ficaram espalhados pelo saguão da Prefeitura de Mairinque após a explosão de dois caixas automáticos na madrugada de domingo (6). O prédio teve que ser isolado para a retirada das notas e para limpeza dos estragos deixados pelos criminosos. O atendimento ao público é realizado normalmente nesta segunda-feira (7).
De acordo com informações da prefeitura, os ladrões não conseguiram levar todo o dinheiro dos caixas e as notas intactas foram recolhidas por funcionários da prefeitura em uma parte de uma das máquinas que não foi danificada pela explosão.
A estrutura do prédio também foi atingida. Os estragos podem ser visto do lado de fora, já que até os vidros do segundo andar foram estourados pelo deslocamento de ar no momento das explosões. Com a explosão, um buraco também foi aberto na parede da sala. Um dos corredores principais ficou todo revirado pelo impacto.
Os ladrões também deixaram para trás a marreta que usaram para arrombar a porta de entrada e uma mochila onde provavelmente estavam as bananas de dinamite.
Um vigia que cuida da segurança do prédio durante a noite foi rendido pelos criminosos. “Foram mais ou menos oito homens que estiveram aqui com uma marreta e arrebentaram a porta, renderam o vigia e fizeram o estrago comum em [ataques a] caixa automático”, comenta o secretário de Governo, José Francisco Zunckeller.
Corredor principal ficou revirado (Foto: Arquivo Pessoal)
Susto
O ataque assustou moradores próximo a prefeitura. O autônomo José Aparecido Pinto mora no quarteirão em frente ao prédio e conta que acordou com os dois estrondos fortes.
Ao sair para ver o que estava acontecendo, acabou sendo surpreendido pelos criminosos. “Na hora que eu passava, um carro parou e eles apontaram a arma para mim. Saí correndo porque não entendi o que estava acontecendo. Achei que iria morrer”, diz.
Outro caso
Na cidade vizinha, Araçariguama (SP), ladrões tentaram entrar em uma agência do Banco do Brasil. Eles chegaram a abrir um buraco na parede. Policiais militares de várias cidades da região foram chamados pra tentar prender os bandidos. Dois PMs que saíram de Mairinque capotaram a viatura no caminho. O carro foi parar no acostamento e ficou com as rodas para cima. Os policiais não ficaram feridos.
Caixas eletrônicos são explodidos dentro da Prefeitura de Mairinque (Foto: Witter Veloso/TV TEM)
Assista ao vídeo: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2015/12/ladroes-deixam-r-50-mil-intactos-apos-explosao-de-caixas-automaticos.html