Moradores da cidade de Piracuruca, no Litoral do Piauí, filmaram o momento em que assaltantes fortemente armados invadiram uma agência bancária na tarde da quinta-feira (10), quando era grande a movimentação no banco.
No início da manhã desta sexta-feira (11) dois homens foram detidos suspeitos de participação no assalto. Com um deles a polícia aprendeu uma arma, possivelmente usada na ação.
O G1 teve acesso a algumas imagens e nelas é possível ver o momento em que homens atiram para o alto com armas de grosso calibre (assista acima). Os suspeitos ainda fizeram moradores reféns, trocaram tiros com a polícia e balearam um policial militar.
A Polícia Civil informou que os assaltantes roubaram uma grande quantia de dinheiro do banco, porém, não se sabe o valor. No vídeo, dá pra ver ainda quando um motociclista, sem saber da ação criminosa, se aproxima e também é obrigado a ficar imóvel em cima da moto. Logo em seguida mais tiros são disparados.
Após recolherem o dinheiro da agência bancária, os criminosos fogem em três carros, sendo que os veículos foram abandonados e encontrado em um terreno da região. Um dos carros foi incendiado.
Vereador estava na agência e testemunhou o assalto (Foto: Ellyo Teixeira/G1)
O vereador da cidade, estava dentro do banco quando os assaltantes chegaram. Segundo ele, os criminosos entraram atirando, dizendo que não mataria ninguém e queriam apenas o dinheiro. “Foi uma cena que só tinha visto em filme. Só sabe do susto quem já passou, foi um tiroteio absurdo. Pensei que fosse morrer, mas graças a Deus estou contando a história”, disse.
No início da noite da quinta-feira, após um pronunciamento do secretário de segurança Fábio Abreu, moradores da cidade cercaram a câmara municipal e fizeram um protesto pedindo mais segurança.
O empresário Franklin de Andrade relatou que a onda de violência na cidade tem aumentado e que o medo dos moradores é constante. “Minha farmácia já foi alvo duas vezes em um mês. A gente trabalha para sustentar bandidos, todo o dinheiro que a gente ganha vai para os bandidos”, relatou.
A polícia faz buscas na tentativa de localizar os ladrões, mas até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso.
Banco havia sido assaltado em dezembro
Dois homens armados e usando capacetes fizeram uma zeladora de refém e invadiram o Banco do Brasil de Piracuruca no dia 11 de dezembro de 2015. Segundo o sargento Francisco de Assis Alves, comandante do Grupo de Policiamento Militar da cidade, os assaltantes fugiram levando todo o dinheiro do caixa.
Ações da PM chegaram a prender cinco suspeitos de terem participado da ação criminosa. Com uma parte da quadrilha, a polícia apreendeu R$ 170 mil.
Assista ao vídeo: http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2016/03/video-mostra-acao-de-criminosos-em-assalto-banco-no-interior-do-piaui.html