Quatro homens suspeitos de fazer o transporte de drogas entre Tabatinga (AM) e a cidade de Oriximiná (PA) foram presos após serem interceptados em uma embarcação, no Rio Solimões, no interior do Amazonas, na quarta-feira (21). Segundo a Polícia Civil, armas de grosso calibre, uma lancha e aproximadamente R$ 462 mil foram apreendidos com o bando. O material estava enterrado em uma ilha não habitada.
De acordo informações do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), Hivan Sousa de Almeida, de 24 anos, Adaldino de Sousa dos Santos, de 33, Gilberto Santos da Costa, de 37, e Nelson Ozório Curico, de 45, foram presos em um lugar conhecido como Boca do Jacaré, em Manacapuru, município a 68 km de Manaus.
A polícia investigava a atuação dos suspeitos há cerca de 3 meses. Após suspeitarem que o grupo iria fazer o transporte de drogas pelo Rio Solimões, a Denarc montou uma operação para prender os suspeitos. A ação conjunta envolveu policiais civis do Denarc, Delegacia Fluvial (Deflu), 31ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Iranduba e servidores da Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM).
Nenhum material ilícito foi encontrado durante a abordagem no rio, mas os suspeitos confessaram à polícia que tinham escondido armas e dinheiro em uma ilha. Eles estavam em uma lancha.
A polícia foi até o local indicado e encontrou: dinheiro, 2 fuzis, 4 pistolas, 62 munições intactas de 9mm, 117 munições de PT 40, 6 munições de 380 e 99 munições de fuzil intactas. O material estava enterrado em uma área de floresta.
A embarcação onde os suspeitos estavam apresentou problemas mecânicos durante o trajeto. Por isso, eles enterraram o material na floresta.
Os presos deverão responder por associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo. Eles foram apresentados à imprensa nesta quinta-feira (22). O grupo não quis comentar sobre as acusações.
A polícia acredita que as drogas transportadas pelos suspeitos são distribuídas para outras regiões do Brasil.
FONTE: G1 AM