Novembro foi marcado por números angustiantes de ataques a carros-fortes no Brasil e o risco de morte dos trabalhadores do segmento segue em alta.
Foram pelo menos seis investidas violentas a carros-fortes, uma a transportadora de valores e também uma investida contra a escolta armada. A violência atingiu os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Ceará, Paraíba e Pará.
A CONTRASP reforça a sugestão de união da categoria e uma paralização nacional para chamar a atenção da violência e das mortes dos trabalhares que ocorrem no segmento. Nesta batalha por melhores condições de trabalho, lutamos e defendemos a troca de armamento dos vigilantes e a extensão do porte de arma. Como resultado do nosso trabalho diário, alcançamos o PLS 16/2017, que permite armamentos de calibres maiores aos vigilantes.
A extensão do porte de arma dos vigilantes, pelo direito de se proteger após o expediente, também é luta da CONTRASP, que está articulando com deputados e senadores, para que possam enquadrar estas urgências.
Assalto a carros-fortes com armamentos de guerra em Marabá (PA)
Na semana passada (30/11), dois carros-fortes foram atacados por bandidos munidos de armamentos de guerra em Marabá (PA), na BR-155. Os armamentos de grosso calibre utilizado pelos criminosos furaram a blindagem do carro-forte, que é a máxima permitida por lei. O dinheiro roubado não foi divulgado.
Ataque a carro-forte no Sertão da PB
Na cidade Paulista, Sertão da Paraíba, cerca de dez criminosos atacaram um carro-forte na PB-293, numa quinta-feira (29/11). Com armamentos pesados, os bandidos cercaram o carro-forte e depois da investida, o carro-forte foi destruído por chamas. Não há informações se o roubo foi consumado.
Investida violenta contra carro-forte em São José dos Campos (SP)
Cerca de cinco criminosos atacaram um carro-forte em São José dos Campos (SP), numa terça-feira (21/11), na rodovia Tamoios. Os criminosos, fortemente armados, investiram violentamente e um caminhoneiro ficou ferido na ação dos bandidos. O carro-forte conseguiu escapar da investida.
Ataque a dois carros-fortes entre Iguatu e Icó (CE)
Dois carros-fortes foram alvos de uma investida entre Iguatu e Icó, no Ceará, numa sexta-feira (10/11). Os vigilantes perceberam a investida dos criminosos e conseguiram escapar da tentativa.
Ataque a carro-forte na Zona Leste de SP
Com explosivos e armas de grosso calibre, criminosos fortemente armados atacaram um carro-forte na Zona Leste de São Paulo, na Avenida Ragueb Chohfi, no dia 10 de novembro. Houve troca de tiros e explosão do carro-forte. Não há informações se o assalto foi consumado.
Assalto a carro-forte em Recife
Por volta das 12h, no dia 09 de novembro, o alvo foi um carro-forte dentro de um supermercado da Zona Sul do Recife, no bairro de Boa Viagem. Os criminosos estavam armados com fuzis e atacaram no momento em que o carro-forte recolhia o dinheiro na casa lotérica do estabelecimento. Foi roubado um malote de dinheiro, mas a quantia não foi revelada.
Assalto a transportadora de valores em Uberaba (MG)
Em um ataque que aterrorizou a população, no dia 06 de novembro, mais de 30 criminosos armados com fuzis e metralhadores investiram contra a transportadora de valores Rodoban, em Uberaba (MG), no Triângulo Mineiro. Eles investiram contra postes de energia, deixando a região sem luz, queimaram carros e utilizaram explosivos para destruir o local. O valor roubado pode atingir a R$ 20 milhões.
Dois vigilantes são baleados em ataque a escolta armada no Rio de Janeiro
Dois vigilantes de escolta armada foram baleados em serviço na Avenida Brasil, Zona Norte do RJ, no dia 04 de novembro. Eles faziam a escolta de um caminhão de medicamentos, quando foram atacaram pelos criminosos. Os vigilantes foram atingidos na mão, encaminhados ao Hospital Estadual Getúlio Vargas e não correm risco de morte. Os suspeitos conseguiram fugir.
Fonte: Bom Dia CONTRASP