A proximidade do Natal e fim do ano, com o aumento movimentação financeira para compras, viagens e outras despesas, provocou um grande número de ataques a agências bancárias e terminais, neste fim de semana, em várias regiões do estado. Na madrugada de domingo, 20/12, criminosos tentaram furtar o cofre da agência da Caixa Econômica Federal localizada na Avenida Assis Brasil, bairro São João, em Porto Alegre. Eles arrombaram a porta de entrada, provavelmente com um pé-de-cabra, e depois uma segunda porta, chegando ao interior da agência. Mas o peso do cofre, provavelmente, fez com que os assaltantes abandonassem o plano. Um carrinho de transporte ficou abandonado no local. A Brigada Militar contatou a Polícia Federal, que já realizou perícia na agência.
Também na madrugada do domingo, em São Vicente do Sul, foi arrombada a agência do Banco do Brasil, situada na Rua João Antônio, no Centro da cidade da Região Central do estado. Os bandidos abriram um dois caixas eletrônicos, com uso de maçarico, numa ação que durou pouco mais de dez minutos, e fugiram com o dinheiro.
Quatro ataques no sábado
Já no sábado, 19/12, foram registrados pelo menos quatro ataques a bancos e caixas eletrônicos em diferentes pontos do estado. Em Parobé, Vale do Paranhana, dois caixas eletrônicos do Banrisul foram explodidos, por assaltantes encapuzados e fortemente armados, segundo a Brigada Militar. Mas a BM não soube informar se os criminosos conseguiram levar dinheiro. Um vigia foi agredido e teve seu revólver roubado.
Em Porto Alegre, criminosos os arrombaram um caixa eletrônico do Banrisul situado em um supermercado situado na Avenida Edgar Pires de Castro, bairro Lajeado, Zona Sul da cidade, na manhã do sábado. Eles utilizaram um maçarico para abrir o equipamento. Fugiram com dinheiro e alguns produtos do supermercado.
Podem ser classificadas como tentativas de arrombamento as outras duas ocorrências de domingo, em São Leopoldo e em Triunfo. Na cidade do Vale do Sinos, criminosos jogaram um artefato explosivo e quebraram a vidraça de uma agência do Santander, no bairro Scharlau. Como o alarme disparou e a BM chegou rapidamente ao local, o ataque não foi concluído e os bandidos fugiram.
Já em Triunfo, na Região Carbonífera, assaltantes tentaram arrombar um caixa eletrônico do Banrisul, situado dentro do Polo Petroquímico. O caixa foi danificado, mas os criminosos não conseguiram levar o dinheiro.
Um ano perigoso
“Este ano de 2015 está terminando como um ano perigoso para bancários, vigilantes e a população em geral, pois é o campeão de ataques a bancos em muitos anos”, destaca o presidente do SindBancários, Everton Gimenis. “Temos certeza de que uma das razões para isso está no encolhimento do estado, com a política de recessão do governador José Ivo Sartori. Além de não nomear os concursados de 2014, ele desmotiva os policiais e demais servidores com o fatiamento dos salários, sem falar na falta de condições de trabalho e, por vezes, até a de combustível para as viaturas policiais”, diz o sindicalista.
Fonte: SINDBANCÁRIOS – RIO GRANDE DO SUL – 21/12/15