Os colegas bancários e bancárias do Santander, agência Farrapos na Zona Norte de Porto Alegre, recém haviam chegado na agência por volta das 8h, da quinta-feira, 3/3, quando quatro homens armados anunciaram a ação. Havia pouca gente na agência, então, os criminosos mantiveram um bancário e um vigilante come reféns e começaram a esperar os outros colegas chegarem. A ação no Santander é o 51º ataque a banco no Rio Grande do Sul de acordo com o levantamento realizado pelo SindBancários.
Cada bancário que chegava a seu posto de trabalho, ficava sob a mira dos assaltantes. A ação durou cerca de uma hora e meia, até que os integrantes da quadrilha resolveram abortar a missão. Os homens fugiram sem deixar pistas e, na saída, um deles desferiu uma coronhada na cabeça de um colega bancário.
O diretor do SindBancários, Luiz Gustavo Soares, esteve na agência e viu que os colegas estavam muito nervosos. “Os assaltantes entraram na agência junto com os primeiros colegas que chegaram. Depois, à medida que outros colegas foram chegando, eles faziam de refém. Estive na agência para garantir que todos os colegas recebessem acompanhamento psicológico do banco. Não havia condição de trabalho. A agência ficou fechada durante todo o dia”, afirmou Luiz Soares.
O ataque ao Santander da Farrapos é o terceiro nos três primeiros dias de março, média de um por dia. Contando os 47 ataques a bancos somando os meses de janeiro e fevereiro, chegamos no 51º ataque a bancos nos primeiros 63 dias de 2016, média de um ataque a banco a cada 30 horas no Estado. “Os bancários estão com medo. A política de cortes do governo do Estado é um desastre. O número de ataques a bancos bate recorde em cima de recorde e serve para mostrar o tamanho da incompetência do atual governo do Estado”, avaliou o presidente do SindBancários Everton Gimenis, lembrando que o novo parcelamento de salários de servidores públicos já teve como consequência uma operação padrão da Polícia Civil, anunciada pelo Ugeirm/Sindicato (Leia aqui).
Março 2016
Dia 1: B.do Brasil (P. Alegre). Quadrilha de SC presa ao tentar explodir caixas do BB na Av.Carlos Gomes.
Dia 1: Banrisul (P. Alegre). Caixa aberto com maçarico. Agência da Av. Baltasar de Oliveira Garcia.
Dia 2: Itaú (Uruguaiana). Tentativa de assalto a banco, com fuga e posterior prisão de suspeitos.
Dia 3: Santander (PoA). Assalto com bancários e vigilante reféns na Agência Farrapos.
Fonte: Imprensa SindBancários