Operação Rastilho
Operação acontece como preparação para os Jogos Olímpicos; objetivo é fiscalizar 60 pontos por dia, abrangendo 70% do Estado
O Exército Brasileiro iniciou nesta quarta-feira (23) a Operação Rastilho, que tem o objetivo de intensificar a fiscalização de explosivos e produtos utilizados na fabricação desses materiais em Minas e outros 11 estados brasileiros. As ações ocorrem como parte dos preparativos para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.
“Estão sendo fiscalizados depósitos que guardam materiais explosivos, fábricas de produtos pirotécnicos e também as principais BRs de Minas Gerais, com o intuito de verificar como está sendo feito o transporte desses materiais”, explicou o coronel José Mateus Ribeiro, chefe da comunicação da 4ª Região Militar, que coordena as ações em Minas.
De acordo com o coronel, o trabalho será ainda mais intenso em regiões como Santo Antônio do Monte, no Centro-Oeste de Minas, município que concentra um grande número de fábricas e é considerado pólo de produção de fogos de artifício. O objetivo é fiscalizar 60 pontos por dia, abrangendo 70% do Estado.
A operação Rastilho tem o apoio de corporações e órgãos de segurança pública e fiscalização, como a Receita Federal Estadual, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Além de Minas Gerais, a fiscalização acontece em Goiás, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Fonte: O TEMPO – MINAS GERAIS – 23/09/15