
Manifestamos nosso veemente REPÚDIO à perseguição da empresa multinacional espanhola PROSEGUR contra o presidente do SINTTRAV-MG – Sindicato dos Empregados nas Empresas de Transporte de Valores de Minas Gerais, EMANOEL SADY, e seu diretor LEANDRO BASTOS.
Os dirigentes sindicais, no cumprimento de suas atribuições e prerrogativas constitucional e legal, há mais de um ano denunciam, por vídeos, boletins e representações às autoridades, as precárias condições de trabalho que a empresa submete seus trabalhadores, com falta de conservação de veículos, assédio moral e excesso de jornada. Em 17/02/2025, a empresa formalizou a suspensão dos dirigentes e informou a instauração de investigação para demiti-los por justa causa. Ainda, proibiu a entrada de qualquer dirigente sindical em suas bases no estado de Minas Gerais.
A postura da empresa representa grave prática de ATO ANTISSINDICAL, ofendendo dispositivos da Constituição Federal (art. 8º) e Convenções da Organização Internacional do Trabalho (98 e 135), razão pela qual manifestamos nossa integral SOLIDARIEDADE ao presidente EMANOEL SADY e ao diretor LEANDRO BASTOS, exigindo que a empresa interrompa imediatamente a perseguição e direcione seus esforços para a garantia da saúde e segurança dos trabalhadores e da sociedade.
A CONTRASP – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Segurança Privada reforça seu compromisso na defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores e do respeito à organização sindical. Não aceitaremos intimidações ou retaliações contra aqueles que lutam por melhores condições de trabalho e dignidade para a categoria. Seguiremos mobilizados, junto às entidades sindicais e órgãos competentes, para garantir que nenhuma injustiça seja cometida e que a legislação seja plenamente respeitada.
JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!