O presidente da CONTRASP, João Soares, recebeu o título de cidadão honorário de Ponta Grossa, indicado pelo vereador Nilson Ribeiro (PMB-PR), pela sua trajetória em favor dos trabalhadores da segurança privada.
Esse título é concedido a pessoas importantes, que ajudam no desenvolvimento social das cidades. E João Soares tem uma história de muita luta e conquistas a classe trabalhadora.
Nascido em Lagedo-Pe em 05/05/1955, se naturalizou paranaense aos 6 meses quando veio morar em Assaí, Paraná com seus pais. Formou-se vigilante em 1976 aos 21 anos, iniciando sua trajetória no movimento sindical na capital paranaense. Com participação ativa em movimentos sociais, foi um dos precursores do movimento sindical criando a Associação dos Vigilantes, mais tarde transformada em uma entidade com reconhecimento nacional, o Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região.
Fundou em 1989, a Federação dos Trabalhadores do Terceiro Grupo – Fetravissp, para organizar as lutas dos trabalhadores no estado do Paraná. Em 2014, fundou com as demais federações do Brasil a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Segurança Privada – CONTRASP, entidade a qual passou ser o presidente representando a todos os profissionais de segurança privada do Brasil.
Com experiência e conhecimento internacional, João Soares ultrapassou fronteiras e palestrou ao mundo sobre a atividade em países da Europa, Japão e América Latina. Faz parte da comissão que discute assuntos relacionados a segurança privada no Brasil, como o projeto de lei 4238 que trata do Estatuto da Segurança Privada e é membro da Comissão Consultiva para Assuntos da Segurança Privada da Polícia Federal (CCASP) que julga processos punitivos contra bancos e empresas por não cumprirem a legislação vigente que regula o setor.
Como representante dos vigilantes do Brasil, João Soares, construiu uma história de lutas e conquistas, pautado pela transparência e honestidade, buscando um futuro melhor para o trabalhador, priorizando o reconhecimento profissional, qualidade de vida e proteção da vida.
Por isso, a CONTRASP, Fetravispp e demais federações e entidades sindicais parabenizam João Soares, pela sua dedicação em favor de todos os vigilantes do Brasil.
Por Marcela Alberti, jornalista da CONTRASP