Dois assaltos a banco foram registrados no início da tarde desta terça-feira (3), no Recife. O primeiro foi o Banco do Brasil localizado na Avenida Domingos Ferreira, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, por volta do meio-dia. A segunda ocorrência foi no banco Santander do Parnamirim, na Zona Norte da cidade, por volta das 13h30. O delegado Mauro Cabral, do Departamento de Crimes contra o Patrimônio (Depatri), acredita que as duas ações podem ter sido praticadas pela mesma quadrilha.
“Segundo as informações obtidas inicialmente, acredita-se que seja o mesmo grupo devido a semelhança na abordagem. Inclusive, um dos suspeitos estava vestindo a mesma roupa do homem que realizou o outro assalto”, cita Cabral.
Agência assaltada fica em Boa Viagem (Foto: Thays Estarque/G1)
O primeiro assalto, registrado na agência do Banco do Brasil, durou cerca de cinco minutos. De acordo com o diretor executivo do Sindicato dos Bancários, João Rufino, oito homens quebraram o vidro da agência do Banco do Brasil com uma marreta e levaram o dinheiro dos caixas, além de pertences dos clientes e armas dos vigilantes. Rufino ainda conta que, por ser hora do almoço, a unidade estava cheia.
Os assaltantes teriam chegado em três carros e estacionado na frente da unidade bancária. “Os funcionários disseram que inicialmente os criminosos só queriam o dinheiro do banco, mas depois mudaram de ideia e assaltaram também quem estava no local. A abordagem foi bastante violenta”, relata.
Não houve a troca de tiros, mas um dos assaltantes cortou o braço no vidro quebrado, ainda segundo informações de Rufino.
Já a agência do Banco Santander foi assaltada por quatro homens, de acordo com informações do 11º Batalhão da Polícia Militar. Dois funcionários terceirizados do setor de limpeza teriam sido feito reféns para facilitar a entrada dos suspeitos.
Instituto de Criminalística faz perícia no Banco Santander do bairro do Parnamirim, na Zona Norte do Recife (Foto: Thays Estarque/G1)
“Pelas imagens do circuito interno, quatro homens encapuzados entraram na agência, renderam os terceirizados, os vigilantes e os funcionários. Levaram toda quantia dos caixas físicos”, comunica o sargento Renilson Bezerra, do 11º Batalhão.
A quantia roubada não foi revelada. Os assaltantes levaram, ainda, revólveres dos vigilantes da agência. Um tiro chegou a ser disparado durante a ação, mas a PM informou que o disparo foi acidental. Ninguém ficou ferido.
Aviso improvisado no Santander diz “Agência fechada, foi assaltada” (Foto: Thays Estarque/G1)
De acordo com o Sindicato dos Bancários, é segundo assalto sofrido na mesma agência do Banco do Brasil só neste ano. Contando com o assalto ao Santander, é o 45º assalto a banco em Pernambuco. “Ano passado esse número não passou de 16 e olha que ainda não terminamos o ano”, calcula Rufino.
Ainda segundo o diretor do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, esse é o 45º assalto a agências bancárias registrado em Pernambuco, somente neste ano. “Passamos de 43 crimes do tipo para 45 em um mesmo dia e olha que o ano ainda não terminou. Em 2014, esse número não passou de 16″, calcula José Rufino.
Procuradas pelo G1, as assessorias de imprensa dos bancos confirmaram as ocorrências. O Banco do Brasil informou que não poderia dar detalhes da ocorrência. Já o Santander disse que está colaborando com as investigações policiais.
Fonte: G1 PE – PERNAMBUCO – 03/11/15