A Contrasp – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Segurança comemora com suas federações e sindicatos filiados mais esta grande conquista da categoria, que foi a promulgação pela presidente Dilma Roussef da Lei 13.136, que institui o “Dia Nacional do Vigilante”, no dia 20 de junho, pois entende que o vigilante é o maior patrimônio de uma empresa de segurança privada. Mesmo com a presença crescente das novas tecnologias no setor, o fator humano segue imprescindível para a prestação de serviços de qualidade. Cerca de 1,8 milhão de homens de força, fibra e coragem, dedicados a manter o patrimônio e a segurança dos clientes de seus empregadores em todo o Brasil. Eles representam a face visível do segmento, a parte que traz a sensação de segurança aos moradores de condomínios e funcionários de empresas, por isso nada mais justo estabelecer um dia do calendário nacional para referenciar este profissional e sua atividade.
A luta pela valorização da profissão tem sido intensa, mas as conquistas também. A principal conquista da categoria nestes últimos anos foi à aprovação do adicional de periculosidade de 30%, aprovado pela Lei 12.740/2012 – que entrou em vigor em dezembro de 2013. No entanto, ainda há muitas reivindicações a serem atendidas, como a criação de um piso salarial nacional; aposentadoria especial aos 25 anos de serviço para toda a categoria; unificação da data-base nacional; novos equipamentos de segurança e modernos armamentos para fazer frente ao crime cada vez mais organizado, entre outros.
A Contrasp tem lutado para alcançar a valorização desta profissão em todas as instâncias possíveis, pautando suas atividades sindicais pela valorização do trabalhador, na busca de melhores condições e ampliações dos direitos trabalhistas, além da garantia da dignidade no exercício da profissão e contra a precarização do trabalho. 20 de junho, um dia especial na vida de todo vigilante brasileiro!