Uma agência do Banco do Brasil está desde o dia 17 deste mês sem efetuar qualquer operação que envolva dinheiro em espécie. A situação inusitada acontece no bairro Pinheirinho, em Curitiba. Segundo a gerência, o motivo da medida é a falta de segurança no bairro.
Entre as operações que estão suspensas estão o pagamento de boletos, saques e compensação de cheques. Se o cliente levar dinheiro ou pretender sair da agência com alguma quantia em espécie, ficará sem atendimento. Apenas os caixas eletrônicos têm dinheiro.
A decisão foi tomada após o último assalto que a agência sofreu. Na ocasião, três homens armados invadiram o local, renderam os funcionários e levaram o dinheiro. Segundo o sindicato dos bancários, a agência já foi assaltada quatro vezes nos últimos anos. Dois dos crimes aconteceram neste ano. O curioso é que a agência fica a poucos metros de um batalhão do Exército.
A situação tem deixado os clientes perdidos. “Acho um pouco irônico, porque o banco é para receber dinheiro”, diz uma cliente. “Como sempre, quem sofre no final é o povo, porque deixa de utilizar o serviço que o banco deveria estar dando para a gente”, reclama o empresário Aurélio Medeiros.
Segundo a Superintendência do Banco do Brasil, a medida tem caráter temporário e deverá voltar a realizar as operações em dinheiro. No entanto, o prazo não foi divulgado.
Para a diretora do Procon do Paraná, Cláudia Silvano, a situação é irregular, e os clientes devem denunciar aos órgãos de proteção. “Se o banco recusar a receber dinheiro, como é que fica? É uma recusa indevida. O consumidor deve denunciar sempre que se deparar com uma situação como essa”, afirma.
Em nota, o sindicato dos bancários também afirmou que é contrário às medidas tomadas pelo Banco do Brasil, porque elas prejudicam os clientes. A entidade pediu que o banco aumente a segurança da agência.
Assista ao vídeo: http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2015/11/sem-seguranca-agencia-do-banco-do-brasil-deixa-de-receber-dinheiro.html
Fonte: G1 PR – PARANÁ – 25/11/15