Em janeiro de 2017, 221 postos de vigilância desarmada devem ser ativados em 125 escolas estaduais no Amapá, informou a Secretaria de Estado da Educação (Seed). O processo licitatório interno foi concluído e aguarda publicação no Diário Oficial (DO).
De acordo com a Seed, dos 221 postos, 81 funcionarão no período diurno e 140 no período noturno. Com a contratação, devem ser atendidos todos os 16 municípios amapaenses.
A secretaria não informou sobre valores do contrato e nem como será o procedimento licitatório.
Em agosto, o governo do estado não renovou os contratos com as empresas e, desde então, as escolas estaduais da Zona Urbana de Macapá e Santana ficaram sem vigilantes. A medida havia sido tomada por indisponibilidade financeira do governo, que gerou uma dívida de R$ 19 milhões em atrasos.
A ausência de vigilância e a onda de furtos nas instituições de ensino gerou uma série de manifestações de alunos, pais, profissionais da educação e vigilantes.
Monitoramento
Também foi concluído o processo interno licitatório da contratação de vigilância monitorada para as escolas estaduais. Segundo a Seed, 134 escolas em Macapá e Santana serão atendidas com a instalação e monitoramento por câmeras de segurança. A licitação também aguarda publicação no Diário Oficial.
Fonte: G1 AP