Com direito a demonstração do sistema para vereadores, policiais e jornalistas, a Câmara aprovou, ontem, o projeto de lei que determina a instalação de portas metálicas e de um lançador de fumaça nas agências bancárias de Franca. A proposta tem a finalidade de coibir explosões de caixas eletrônicos.
A nuvem de fumaça será lançada no ambiente quando houver arrombamento ou violação do sensor de presença, para dificultar a ação dos bandidos. Representantes de uma empresa que vendem a engenhoca fizeram a demonstração do produto.
A máquina, que custa em torno de R$ 8 mil, foi instalada no refeitório. Em determinado momento, o dispositivo foi acionado. Em poucos segundos, o ambiente foi tomado pela fumaça. Os vereadores, certamente, gostaram do resultado, pois aprovaram o projeto por unanimidade.
Além do lançador de fumaça, a proposta também prevê a instalação de uma porta metálica, com fechamento automático, que funcionará como uma segunda barreira na frente ou atrás dos vidros existentes nas entradas das agências. “Acredito que o projeto vai proporcionar segurança para nossa população. As barreiras vão dificultar a ação dos bandidos. Os bancos terão até 210 dias para se adequarem”, disse o vereador Pastor Otávio Pinheiro (PTB), autor do projeto.
Fonte: PORTAL GCN – SÃO PAULO – 07/10/15