Vigilantes enfrentam ataques quase que diariamente; a CONTRASP reivindica melhores armamentos em defesa da vida
Apenas na semana passada (14 a 20/08), o Brasil foi alvo de pelo menos cinco ataques a carros-fortes. Além de um companheiro morto em Pernambuco, outros foram baleados e as investidas aterrorizantes só aumentam no segmento. Sem armamentos qualificados para se defender e proteger a vida, vigilantes enfrentam uma carnificina.
Nossa luta por melhores armamentos continua árdua. Estamos aguardando o relator do PLS 16/2017, que permite a atualização dos armamentos, além de lutarmos também pela extensão do porte de arma.
Recebemos muitas mensagens da categoria, perguntando: onde está a troca dos armamentos? Ninguém aguenta mais companheiros enfrentando essa brutalidade! Tenham certeza que esta é uma luta diária nossa e estamos enfrentando um árduo caminho. A participação e união da categoria é um diferencial para conquistarmos juntos, melhorias na profissão e na defesa da vida.
Assalto a carro forte em São Gonçalo (RJ)
Na manhã da última quinta-feira (18/08), três vigilantes foram baleados em um ataque a carro-forte, no Bairro Vermelho, em São Gonçalo (RJ). Segundo o Sindiforte/RJ, que está acompanhando o caso, os vigilantes baleados foram atendidos, liberados e passam bem.
A investida ocorreu um dia após um vigilante de escolta armada ser morto em serviço, também em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro.
Pernambuco é alvo de mais dois ataques a carros-fortes
Logo após um violento ataque a carro-forte (15/08) em São Bento Una (PE), na PE-180, em que um vigilante foi morto, vigilantes enfrentaram mais um assalto logo na tarde de quinta-feira (17/08).
Desta vez foi em na BR 428, próximo a Santa Maria da Boa Vista, no Sertão de Pernambuco. No dia seguinte, mais uma investida, ocorrida PE-365, no município de Santa Cruz da Baixa Verde, entre Serra Talhada e Triunfo, no Sertão de Pernambuco.
Segundo o Sindifort-PE, nos últimos dois ataques nenhum vigilante foi baleado ou ferido fisicamente. Entretanto, todos os ataques causam prejuízos emocionais aos trabalhadores.
Tentativa de assalto a carro-forte em SP
Na manhã da última terça-feira (15/08), mais um ataque violento a carro-forte. O crime ocorreu na Avenida Jacu-Pêssego, na Zona Leste de São Paulo, por cerca de oito criminosos fortemente armados.
“A investida ocorreu contra dois carros-fortes da empresa TB Forte. Houve troca de tiros e dois policiais ficaram feridos. Os vigilantes estão bem, nenhum foi atingido”, contou João dos Passos, Presidente do Sindforte/SP.
Fonte: Bom Dia CONTRASP