Última ação de bandidos foi em imóvel da Prefeitura de Lagoa do Carro.
Imagens divulgadas nesta quarta (27) pela Polícia Federal revelam danos.
A ousadia dos bandidos parece não ter limites. Em mais uma investida contra caixas eletrônicos no interior, bandidos invadiram um dos imóveis da Prefeitura de Lagoa do Carro, na Zona da Mata Norte do estado. Só este mês, Pernambuco registrou 10 ações de quadrilhas especializadas em uso de artefatos para abrir terminais de autoatendimento. Em média, uma a cada três dias.
Em imagens divulgadas nesta quarta-feira (27) pela Polícia Federal (PF), é possível conferir os estragos causados pelos ladrões. Em Lagoa do Carro, os ladrões não conseguiram levar dinheiro, uma vez que os explosivos não foram acionados corretamente.
O fato aconteceu por volta das 3h da terça-feira (26). Na mesma data, uma quadrilha explodiu o caixa eletrônico de um supermercado localizado em Pontezinha, no cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife.
Dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), revelam aumento de 31% no número de assaltos no primeiro trimestre de 2016, em relação ao mesmo período de 2015.
Policiais federais estiveram no imóvel pertencente à da prefeitura de Lagoa do Carro e coletaram possíveis provas. Um inquérito policial foi instaurado e as investigações vão prosseguir, no sentido de identificar, localizar e prender os integrantes desta quadrilha.
Mais Ousadia
O Cabo foi palco de uma ação muito parecida no início de abril. Na madrugada do dia 12, uma quadrilha demonstrou grande poderio de fogo, ousadia e muita agressividade. A investida ocorreu ao lado de um núcleo de segurança. A Companhia de Operações Especiais (Cioe) foi acionada para desativar um explosivo deixado pela quadrilha na frente da Caixa Econômica Federal da Praia de Gaibu, alvo da quadrilha. A ideia dos criminosos era explodir um terminal de autoatendimento.
A ação policial para detonar a banana de dinamite obrigou a companhia de trânsito a isolar as vias nas proximidades da agência. Muita gente se reuniu para acompanhar o trabalho.
A ação dos bandidos, de acordo com a Polícia Militar, ocorreu por volta das 3h. Os criminosos estavam em um carro branco. Com armas de grosso calibre, assaltantes efetuaram disparos contra o posto comunitário do 18º Batalhão da PM. Como nas investidas registradas no interior na semana passada, os assaltantes espalharam grampos nas ruas para dificultar a perseguição policial.
Sertão
No mesmo dia, bandidos também agiram em em Triunfo no Sertão pernambucano. Lá, os bandidos praticaram o crime por volta das 2h40. Mascarados explodiram os caixas eletrônicos. O bando fugiu e acabou sendo interceptado em Custódia, na mesma região. Os policiais conseguiram prender dois integrantes da quadrilha e recuperou R$ 15 mil em dinheiro.
Outros casos
No início do mês, moradores de Macaparana e São Vicente Férrer viveram madrugada de terror. No dia 6, bandidos fortemente armados explodiram uma agência bancária em Macaparana e efetuaram muitos disparos de arma de grosso calibre em São Vicente Férrer.
A ação orquestrada começou por volta das 23h do dia 5 e acabou depois da 1h30 da quarta. Foi praticada por bandidos que portavam armamentos pesados e muitos explosivos potentes. Os assaltantes fugiram em quatro carros, com destino ao estado da Paraíba.
Em Macaparana, os assaltantes fecharam as duas entradas da cidade. A polícia confirmou que o bando colocou grampos nas ruas para dificultar a passagem dos carros da polícia.
Os ladrões usaram bombas e danificaram a estrutura do Banco do Brasil, no Centro. Pedaços de cédulas ficaram espalhadas pelas vias. Na saída, de acordo com relatos de moradores, deram muitos tiros. Há informações de que um carro foi incendiado.
Em São Vicente Férrer, a polícia informou que os bandidos agiram para impedir a saída de militares acionados para reforçar o efetivo de Macaparana.
De acordo com o coronel José Souza Filho, do 22º Batalhão da PM, os ladrões foram até a frente do destacamento e começaram a atirar. Duas viaturas foram atingidas. Uma delas estava estacionada na frente do prédio da PM.
Por isso, a Polícia Militar enviou três viaturas de batalhões de outros municípios da região para ajudar a procurar os assaltantes. Entretanto, os militares foram surpreendidos por grampos colocados na estrada. Moradores relataram que foram ouvidos muitos tiros e explosões.
Artefatos
Este mês, policiais militares apreenderam em São Benedito do Sul, na Mata Sul, oito bananas de emulsão explosiva. Os artefatos estavam em carros abandonados. A PM também encontrou ferramentas, máscaras e grampos, como os que estão sendo usados pelas quadrilhas de assaltos a bancos em Pernambuco.
FONTE: G1 PE