A madrugada desta quarta-feira registrou os dois primeiros ataques a terminais bancários com explosivos em 2016 no Estado.
O caso mais grave ocorreu em Esteio, na Região Metropolitana, onde uma quadrilha invadiu a empresa Solae do Brasil Indústria e Comércio de Alimentos, do grupo DuPont, fez 15 reféns e detonou dois caixas eletrônicos do Itaú. O bando fugiu após trocar tiros com a Brigada Militar, e não há informações sobre valores roubados.
O grupo, entre cinco e seis bandidos com rosto à mostra, portando, possivelmente, fuzis, dominou dois vigilantes — que não estariam armados — na portaria da empresa, às margens da BR-116, às 3h.
Em pouco mais de uma hora, três ataques a agências bancárias e caixas eletrônicos são registrados
A quadrilha avançou para dentro do pátio em dois carros — um March e um Fiesta. Em uma área com atividade noturna, outros 13 funcionários foram abordados. Todos foram trancados em um setor da empresa, e um dos reféns que não foi revistado ligou com o celular para a Brigada Militar.
Na sala de autoatendimento bancário, os ladrões acionaram bananas de dinamite em dois terminais, provocando uma explosão que destruiu o local, parte de um vestiário e de salas próximas.
Conforme a delegada Marina Ver Goltz, da DP de Esteio, ao mesmo tempo em que o quartel da BM era avisado, PMs em uma viatura que passava pela região, ouviu o estrondo.
Os bandidos teriam pego dinheiro de apenas um dos terminais porque o outro estaria equipado com dispositivo de tinta, manchando cédulas no momento da explosão. Imagens do circuíto interno da empresa teria filmado parte da ação e a fisionomia de um dos ladrões.
A quadrilha ainda roubou três coletes balísticos, quatro radiocomunicadores usados por seguranças e uma Montana branca da empresa, abandonando o Fiesta, roubado e com placas clonadas, no pátio da Solae.
Ao sair pela portaria com a caminhonete e o March, os ladrões depararam com PMs. Houve troca de tiros, mas os criminosos conseguiram escapar, seguindo em direção à Sapucaia do Sul. Por causa do assalto, um grupo de funcionários terceirizadso não teve acesso à empresa. A Solae evitou entrevista sobre o assunto.
De acordo com a delegada Marina, o autores do ataque fazem parte de uma quadrilha especializada neste tipo de crime, e, por isso, a investigação ficou a cargo da Delegacia de Repressão a Roubos a Banco e Extorsão do Departamento Estadual de Investigações Criminais.
Cerca de três horas antes do assalto em Esteio, bandidos quebraram um terminal da agência da Caixa Federal no bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos.
Os ladrões carregavam dinamite, mas não tiveram tempo de detonar o caixa. Um pedestre percebeu movimentação dentro do banco e avisou PMs. Os ladrões fugiram. Peritos da Polícia Federal retiraram o explosivo e o detonaram.
Assista ao vídeo: http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/noticia/2016/01/rs-registra-primeira-explosao-de-caixas-eletronicos-em-2016-4945403.html
Fonte: PIONEIRO – RIO GRANDE DO SUL – 06/01/16