Por: Wildson Damacena
Presidente do Sindfortes – ES
Você já está cansado de ouvir sobre política, não é verdade? Você já está cansado de ler e de assistir televisão passando sobre coisas de política. A política foi prostituída por um grupo gigante de corruptos que pensa apenas em dinheiro e poder, e se permanecer no poder.
Hoje um cargo parlamentar se tornou uma profissão. Então uma vez no parlamento, recebendo de todas as regalias que a nossa lei permite, que a nossa Constituição permite e ninguém quer largar o osso.
E nós, como ficamos? A gente fica no meio do tiroteio, sendo prejudicados, sofrendo as consequências de uma concentração de riquezas e poder. Quando você ouve nos jornais, você só ouve falar em milhões e bilhões de dinheiro pagos de corrupção, propinas, etc.
E como ficam as escolas? Os hospitais sem leitos? Os médicos mal pagos, sem equipamentos nos hospitais? A iniciativa privada dos planos de saúde só enriquecendo, porque é importante que os hospitais públicos vivam uma decadência no seu atendimento para que as empresas privadas possam enriquecer mais e mais. Porque são elas que patrocinam as campanhas políticas desses políticos corruptos que estão no poder.
E as escolas? Os nossos alunos já não aprendem absolutamente nada. Hoje em dia o pai pensa o seguinte “poxa, eu vou tirar o meu filho da escola público e colocar numa escola particular”.
E a segurança pública? Polícia desmotivada. Você acha que a polícia tem a motivação de prender um bandido? Sendo que quem faz as leis e que deveria defendê-las, são os maiores bandidos do Brasil.
Você faz parte de um período da história de transição de ideias. Nós temos um Congresso, um Supremo Tribunal Federal corrupto, cheio de pessoas que estão pensando apenas neles.
Sabe o que vai acontecer se essas reformas passarem? Quem vai ser prejudicado não vai ser essa elite, que tem uma concentração de riqueza muito grande. Não. Vai ser você que pega ônibus, que com muita dificuldade compra seu carro, sua casa. É você que tem carteira assinada e que bate o cartão.
Você, mulher. Imagina, na reforma está dizendo que será permitido o trabalho em lugares insalubres para as mulheres grávidas. Você trabalhador que tem a garantia de segurança da sua casa para o serviço, do serviço para a sua casa, isso vai ser retirado.
Aposentadoria? Acabou a aposentadoria. Como que a pessoa vai conseguir se aposentar com um projeto desse, de 40 anos de contribuição? A segurança em geral, tanto pública como a privada, vai perder o direito de se aposentar pela aposentadoria especial de 25 anos. Hã? Isso não é grave? Isso é muito grave. Você quer se aposentar como?
A própria reforma está falando em jornada intermitente. Procure saber o que é isso. Imagine só, nessa lei também está dizendo que o período de experiência vai se estender por nove meses. Depois de nove meses o patrão pode te mandar embora sem nenhum tipo de direito.
A empresa também terá a segurança de quitar todos os seus direitos anualmente, através de um pelego, que será levantado pela própria empresa. Porque a empresa vai usar a máquina dela para levantar uma pessoa, um trabalhador do lado dela, dentro da empresa, para formalizar e legalizar tudo isso. Tirando todo o poder do sindicato e das centrais.
Você está pensando que foi introduzido a questão do imposto sindical, ou seja, retirar a obrigatoriedade do pagamento do imposto sindical por que? Por que eles estão querendo reduzir o imposto? Tem tanto impostos que eles podem diminuir, logo o sindical? Isso é para enfraquecer o sindicato. Observem as manifestações das centrais, em nenhum momento falam em impostos. Falam que essa reforma vai prejudicar os trabalhadores. que que não vão ter uma instituição para defender eles. É isso.
Eles estão querendo acabar com a Justiça do Trabalho. Acabou com as centrais, acabou com os sindicatos, acabou com a Justiça do Trabalho, colocou um pelego dentro da empresa para poder “legalizar” as coisas, e você, meu amigo trabalhador, vai ficar na mão da empresa. É triste.
Fonte:
Coluna Vale a Reflexão do Bom Dia CONTRASP