Um vigilante do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), localizado na Zona Sul de Manaus, foi morto durante uma troca de tiros com suspeitos que invadiram a sede do Instituto no fim da noite de domingo (19). Luzivan Gonçalves dos Santos é uma das 34 pessoas mortas a tiros em Manaus desde a sexta-feira (17).
Conforme o delegado titular do 3° Distrito Integrado de Polícia (DIP), Fernando Bezerra, seis homens invadiram a sede do Inpa. Os infratores, que teriam entrado pela mata, fugiram em um carro modelo Siena. A suspeita é de que eles quisessem roubar as armas dos vigilantes. Ainda conforme o delegado, a linha de investigação do é latrocínio – roubo seguido de morte.
O vigilante Cleibson Cruz, 24, também fazia a segurança do local quando o crime ocorreu, por volta das 23h. Ele disse que foi rendido pelos suspeitos.
“Eu estava fazendo a ronda em uma moto, quando eles pularam o muro e começaram a me agredir. O vigilante abriu a porta da cabine para atirar contra eles, ai eles trocaram tiros. Um dos bandidos foi ferido e ele [Santos] levou quatro tiros”, disse ao G1.
O amigo do vigilante, Emerson Batista, afirmou que Santos já havia sido vítima de assaltantes em maio do ano passado. Na ocasião, infratores invadiram o Inpa e roubaram armas utilizadas por seguranças que estavam no local.
O Inpa informou, por meio da assessoria de comunicação, que analisa medida para reforçar a segurança no local. Ainda conforme a assessoria, imagens do circuito interno de câmeras serão enviadas à polícia para ajudar nas investigações e identificação de suspeitos do crime.
Obs: Imagens fortes!!