20 de abril de 2024

João Soares (1º Presidente e um dos idealizadores da CONTRASP)

Joaosoares2_editada-296x300Nasceu no dia 05 de maio de 1955, em Lagedo-PE. Ainda criança, em 1956, veio com a família para o estado do Paraná, passando a infância e adolescência na cidade de Assaí, onde seus pais fixaram residência. Em 1976 desembarcou em Curitiba iniciando sua vida profissional como metalúrgico, profissão na qual trabalhou até 1978. Neste mesmo ano concluiu o Curso de Formação de Vigilante dando início a sua trajetória na categoria.

João Soares é um dos precursores do movimento
que criou a Associação dos Vigilantes de Curitiba, que mais tarde seria transformada no Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região. Foi também um dos líderes do movimento que em 1989 retomou o sindicato para as mãos dos trabalhadores. Na ocasião, assumiu o cargo de tesoureiro da entidade sindical.

Visualizando a organização dos trabalhadores em busca de condições mais dignas de trabalho e emprego, juntamente com um grupo de visionários, no dia 10 de outubro de 1989 fundou a Fetravispp (Federação dos Trabalhadores em Empresas Enquadradas no Terceiro Grupo do Comércio e Empregados em Empresas Prestadoras de Serviços no Estado do Paraná), entidade de grau superior que entre outras funções representa os vigilantes do estado do Paraná, presidindo-a desde sua fundação.

Foi como líder reconhecido por sua categoria, com um histórico de vida marcado por lutas e por muitas conquistas, que em 1º de julho de 1993 João Soares assumiu a presidência do Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região, mudando por completo a história da segurança privada no Paraná.

Ainda, em sua vida pública, João Soares participou da história da fundação do Partido dos Trabalhadores no Paraná e já foi candidato a deputado estadual duas vezes pelo partido. É sob sua liderança que os vigilantes do Paraná têm marchado em união, conquistando benefícios históricos, bem como avanços na sua qualidade de vida, saúde, trabalho e cidadania.