Cerca de 10 homens teriam participado da investida. Alvo era o cofre da agência
A cidade de Glória de Goitá, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, foi alvo mais uma vez de assaltantes fortemente armados na madrugada desta terça-feira (24). Segundo a Polícia Militar, por volta da 1h, quinze homens tentaram explodir o cofre da agência do Banco do Brasil no centro do município.
O grupo teria atirado a esmo e em frente ao destacamento do batalhão. Os assaltantes também espalharam grampos pelas vias, prejudicando a resposta da polícia, que teve o pneu de uma das viaturas furado. Apesar dos disparos, não houve feridos.
“Eles tentaram explodir o cofre, mas não obtiveram êxito. No que sabemos, essa agência já foi alvo com explosivos, mas há mais de um ano, talvez dois”, comentou o delegado de Roubos e Furtos, Edmilson Batista, que faz parte da equipe de Força Tarefa que investiga casos do tipo no Estado.
De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), em 2016 houve 101 ações com o uso de explosivos. Destas, 68 foram consumadas. O Sindicato dos Bancários de Pernambuco contou nove investigadas contra instituições financeiras: oito contra agências e caixas e uma contra carro forte. Ao todo, segundo o sindicato, seis cidades foram atingidas.
“A lei não obriga às agências a colocar sistemas de segurança preventiva, como fumaça e manchar as notas com tinta. Muitas têm fechado, ou passado a trabalhar com serviços, e sem dinheiro devido a falta de segurança fornecida pelo estado. É uma resposta a esse descaso”, pontua o presidente do Sindicato dos Bancário, João Rufino.
Até o restabelecimento da agência, os moradores precisaram se deslocar até Vitória de Santo Antão, a cerca de 30 minutos de carro. Os comerciantes temem que, após a retirada do dinheiro, as pessoas consumam no local, prejudicando a economia do próprio município, que teria menos vendas.
Embora a Rocrop (Rondas Ostensivas Coronel Roberto Pessoa) tenha sido ativada no dia anterior, sua atuação é direcionada para a Região Metropolitana do Recife (RMR). Na proteção do Interior do estado, o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) é a unidade encarregada.
Fonte: Folha PE